Início > Uncategorized > Fukushima, realidade ou ficção?

Fukushima, realidade ou ficção?

Tenho recebido muitos apelos para divulgar estas notícias, por isso decidi reativar este blog parado desde janeiro/2013 e escrever este pequeno (e improvisado) artigo que sirva de alerta:

Antes de tudo preciso informar que, como tudo hoje em dia, há os apelos desesperados de divulgação em contraponto aos comunicados que afirmam que tudo está sob controle e não há necessidade de criar-se pânico… Particularmente penso que não há mesmo necessidade de se repassar exaustivamente estes tipos de notícias já que o que se espera são as soluções. Porém, sinto-me na obrigação de informar. E devo informar que, após o tsunami de 2003, sugerimos uma forma simples mas eficaz de evitar novos “fenômenos” como o ocorrido. Por diversas vezes esta sugestão foi dada inclusive quando eu, membro ativa da comissão de saúde Brasil- Canadá, incentivei meu irmão (dono da ideia) a expô-la em congresso desta comissão. A ideia não só não foi aceita nunca como foi ridicularizada pela maioria, embora alguns presentes ao evento tenham apoiado a iniciativa.

Agora, entre os muitos pedidos de repasse que recebo, um é o mais desesperado de uma pessoa que não conheço pessoalmente, mas me foi indicada pela competente Sandra Bovo e o teor do seu pedido chega a afirmar …“Infelizmente entraram no meu apto e fizeram uma leva de meus materiais técnicos e planilhas do excel” “Nao estão vendo que estão prejudicando uma nação inteira?!? Que o meio ambiente e o ecossistema estão sendo contaminados? Que por isso sem monitoracao alimentar correta muito câncer, leucemia ceifarão muitas vidas principalmente de criancas e idosos?… Sei que corro risco e perigo de morte, mas nem por isto deixarei de socorrer meu próximo sendo meu inimigo ou nao!” … Este apelo dramático (publicado em parte aqui) é assinado por Theressa Jp que está no Japão.

Enquanto o acadêmico nipo-canadense, apresentador de programa de TV e ativista ambiental David Suzuki e a física australiana Dra. Helen Caldicott alertam firmemente para o vazamento em Fukushima, diversos outros profissionais da área os desmentem ou, no mínimo, ridicularizam.

Em 29/10/2013 Suzuki declarou o público da Universidade de Alberta :

Fukushima é a situação mais aterrorizante que posso imaginar”, “O governo está em total conluio com a TEPCO, a companhia de energia. Eles estão mentindo descaradamente.”

Na palestra, Susuki alertou sobre vazamentos radioativos maciços (aproximadamente 300 toneladas por dia) do reator derretido para o oceano e citou pesquisa da Universidade de Tóquio prevendo chance de 70%  de um outro terremoto de magnitude acima de 7 para provavelmente 2016 (?).

Se o quarto reator realmente enfrentar um terremoto, e se essas hastes de combustível forem expostas, é adeus Japão e a costa oeste da América do Norte terá que ser evacuada. Se isso não é assustador, não sei o que pode ser.”

Dra. Helen Caldicott, por sua vez, afirma:

Os defensores da energia nuclear fazem previsões sobre exposição à radiação baseados em dados antigos, não nas informações mais novas que temos. Eles subestimam isso para manter sua indústria funcionando. As previsões são tão terríveis que ninguém quer encará-las. Eles querem praticar um entorpecimento psíquico.

Neste ponto, sou obrigada a concordar com a Dra Helen, sei bem como é difícil quase impossível divulgar descobertas, alertas, novas estatísticas diante de pesquisas, divulgações ultrapassadas, baseadas em dados antigos, desatualizados e, acima de tudo, contrários aos interesses da população e/ou da livre imprensa.

Por outro lado diversas contestações colocam o alerta como desnecessário, sensacionalista e até ridículo e há ainda os profissionais do “meio termo” que afirmam “Apesar dos problemas no local exigirem cuidados sérios e soluções, isso não aumenta as doses ou riscos à saúde associados, desde que sejam bem monitorados.” Esta é a opinião de Malcolm Crick, secretário do Comitê Científico de Efeitos da Radiação Atômica das Nações Unidas (UNSCEAR em inglês).

O Professor Emérito (Física e Astronomia) David Measday declara (referindo-se a Suzuki):

Me desculpe, mas isso é ridículo. É totalmente impossível! Não acredito que ele tenha dito isso. Quando ele está em seu próprio campo, ele geralmente é uma pessoa razoável. Mas isso é loucura.”

As notícias mais recentes são:

Fukushima luta para conter os vazamentos radioativos para o mar:

Para conter um dos principais problemas em Fukushima, os vazamentos de água radioativa para o mar, os técnicos da central nuclear lutam em três frentes em que cada pequeno avanço é fundamental para frear o alcance do desastre ecológico. O acidente – o pior desde o de Chernobil (Ucrânia, 1986) – provocado pelo terremoto e tsunami de 2011, deixou imersas no silêncio as duas cidades vizinhas, Okuma e Futaba. Hoje, um manto invisível de isótopos radioativos recobre exuberantes florestas e arrozais, transformados em frondosos pastos silvestres”. (Fonte Terra Notícias – Ciência em 11/11/2013)

Em Tóquio

Um novo vazamento em um depósito de água radioativa foi detectado nesta sexta-feira na central nuclear de Fukushima, gravemente danificada pelo tsunami de março de 2011, anunciou a Tepco, empresa que opera o local. O vazamento foi detectado às 8h50 (21h50 de Brasília, quinta-feira), anunciou a empresa. “Caía uma gota a cada quatro segundos”, informou a Tepco” (fonte Bol Noticias em 15/11/2013).

Sem alarde, sem julgamentos, termino este pequeno artigo aguardando que se cumpra o destino do planeta.

By Lou de Olivier 17/11/2013

Leia mais em: 

http://www.vice.com/pt_br/read/esses-fisicos-nucleares-acham-que-david-suzuki-esta-exagerando-sobre-fukushima

http://www.mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia/16/11/2013/tepco-vai-iniciar-remocao-de-combustivel-radioativo-de-fukushima-daiichi/

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/detectados-26-casos-de-cancer-de-tireoide-em-criancas-de-fukushima.html

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/dona-da-usina-de-fukushima-planeja-cortar-mil-empregos

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2013/11/15/fukushima-tem-novo-vazamento-de-agua-radioativa.htm http://revistaforum.com.br/blog/2013/11/alguns-fatos-que-todos-deviam-saber-sobre-fukushima/ http://noticias.terra.com.br/ciencia/fukushima-luta-para-conter-os-vazamentos-radioativos-para-o-mar,f14f352be9e32410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html http://m.g1.globo.com/natureza/noticia/2013/11/indenizacoes-para-desabrigados-de-fukushima-podem-atingir-us-80-bi.html http://zip.net/bxlwwq

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: