Início > Artigos, dislexia, dislexia adquirida, distúrbios de aprendizagem, jornalismo, troca de letras, verdades > Comorbidades e recaídas nos Distúrbios de Aprendizagem

Comorbidades e recaídas nos Distúrbios de Aprendizagem

Este artigo foi publicado em duas partes pelo Jornal’Ecos da Literatura Lusófona Paris & Brasília 10 de Dezembro de 2006 – Edição N°54 e 25 de Dezembro de 2006 – Edição N°55 e , na íntegra pelo Jornal O Rebate – Macaé, ano I, Nº 47 – 22 a 29 de dezembro de 2006. A partir de 2013 passou a integrar meu livro Transtornos de Comportamento e Distúrbios de Aprendizagem, sendo ampliado, atualizado e republicado no livro. Divulgo aqui as versões originais em PDF que fazem parte do meu Portal Oficial Lou de Olivier.

 

Pouco ou nada se publica sobre comorbidades* e recaídas nos distúrbios de aprendizagem e considero isso uma grande falha, já que, em qualquer distúrbio, especialmente nos adquiridos por acidentes, é comum haver fases de melhora e fases de piora dos sintomas, assim como é comum um paciente apresentar características de um distúrbio predominante e características de outro ou outros distúrbios secundários, não só nos comportamentais mas também nos de aprendizagem.

 

Que fique claro que estas variações de fases, embora possam ocorrer em outros tipos de distúrbios de aprendizagem, são mais comuns nos adquiridos por acidente, em sua maioria, decorrentes de anoxia (ou hipóxia). E que as comorbidades podem ocorrer em qualquer tipo de distúrbio de aprendizagem ou de comportamento.          

 Como este assunto é complexo e extenso, o dividirei em duas partes.

 

Neste artigo falarei sobre as recaídas  (para ler, clique aqui)

 

e na sequência, ou seja, em outro artigo, falarei sobre as comorbidades (para ler, clique aqui).

Adquira este livro, acessando:
 http://loudeolivier.com.br/

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: